Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, janeiro 04, 2012

O REGGAE NO RIO DE JANEIRO


































----------------------------------------------------------
O Rio de Janeiro é um estado onde temos alguns dos artistas pioneiros no reggae brasileiro,como Lumiar,depois Cidade Negra,Dom Luiz Rasta e outros..
Belfort Roxo,na baixada fluminense,foi um dos lugares pioneiros do reggae no Rio..
Um exemplo é a banda Lumiar que logo depois se tornou "Cidade Negra", assinou contrato e o resto faz parte da história contemporânea da música popular brasileira.
O que estava acontecendo era um verdadeiro movimento de reggae carioca - eu sentia que tinha caído de pára-quedas em Kingston, Jamaica - só que ali em Belfort Roxo, a barra era talvez mais pesada. Logo antes da BBC gravar entrevista com o então Lumiar, um dos integrantes tinha vivido o assassinato de vários parentes pela chamada "polícia mineira".
Outra boa banda é o Negril,conheci o Negril ainda em forma embriônica, em 1989, quando procurava pautas sobre o Rio para um programa da BBC. Na época chamava-se KMD5 e estavam ensaiando num quartículo escuro sob sol de 40 graus em Belfort Roxo, bairro da Baixada Fluminense. Durante um ano e meio a banda Lumiar evoluiu nos palcos e nos estúdios de ensaio. Pela primeira vez os seus componentes estavam tendo a oportunidade de burilar seu trabalho em condições minimamente aceitáveis. Eles também iam se informando cada vez mais a respeito da história do reggae: das clássicas produções dos grandes mestres às novidades que estavam então aparecendo na Jamaica e em Londres. Para Ras Bernardo todo esse fértil período de mergulho no universo do reggae de forma alguma comprometeu a sua intuição musical, a sua centelha criativa que já o havia empurrado para fora da Baixada Fluminense. Mas se alguém for contar a história do reggae no Brasil terá que, obrigatoriamente, mencionar o nome de Ras Bernardo. Não dá para falar de um sem citar o outro, são histórias que correm juntas ao longo do tempo. Tempo que vem de longe, há quase vinte anos, quando Ras Bernardo montou uma banda para participar de um pequeno festival em Belford Roxo.
 Mais por intuição do que por planejamento, essa mesma banda anteciparia uma onda que somente anos mais tarde iria estourar na cena musical brasileira. Honrando toda a herança cultural que o destino lhe deu, o Cidade Negra espalhou o reggae por todo o país.Logo depois, animados pela recepção calorosa do pequeno público que resistia a tudo e teimava em prestigiar aquela ainda incipiente cena reggae, o agora rebatizado Movimento Reggae-NEC decidiu se espalhar por toda a cidade. Em 1988 não havia lugar melhor para catapultar novas idéias musicais do que o Circo Voador da Lapa. Um lugar democrático e revolucionário desde sua criação, a mítica lona do Circo acabou por se tornar o abrigo perfeito para as novas bandas de reggae que chegavam lá cheias de energia e fogo, prontas para provocar um incêndio de grandes proporções na Babilônia...Depois Ras Bernardo deixou o Cidade Negra,substituído por Tony Garrido,mas ainda mantém uma brilhante carreira solo,com dois discos Atitude Patria e Jah é Luz.Aliás o movimento reggae da Baixada cresceu bastante - de lá também vieram vários membros de o Rappa, inclusive o baterista Yukka - originalmente do KMD5.
O cantor Dom Luiz Rasta, nativo do Arraial do Sana, começou há muito tempo também o reggae no estado,foi também um dos pioneiros.Arraial do Sana (RJ), é também um bom lugar para eventos de reggae,agora melhorou com inauguração do palco do Jamaica Camping, que contou no show de estréia com Paulinho Ganaê, Dom Luis Rasta e a banda Ponto de Equilíbrio.
Atualmente o reggae carioca ainda é representado por novas e ótimas bandas do reggae nacional de vários lugares e bairros no Rio,como a já citada Ponto de Equilíbrio,Unidade Punho Forte,Ras Ävelar,Canamaré,Água de CÔco,Nayah,Monte Zion,André Derizans & Zion Band,Raízes Que Tocam,Adão Dãxalebaradã,Oriundos De Jah,e o movimento de reggae gospel Bola de Neve Church.

Um comentário:

Unknown disse...

Quando você for escrever sobre a história de alguma coisa, faça no mínimo,uma pesquisa de verdade.