Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, janeiro 08, 2012

REMANESCENTES







































 -----------------------------------------------------------------
O grupo de Cachoeira na Bahia,que tornou-se conhecido como a banda “Remanescentes” ou “Remanescentes do Paraguaçú“ , foi formada durante os anos 1980 por Nengo Vieira, Sine Calmon, Tin Tim Gomes (irmão de Edson Gomes) e Marco Oliveira. A banda gravou apenas um álbum, em 1994, pela gravadora baiana WR, que permanece inédito no meio musical.  Após a dissolução da banda, todos os artistas seguiram produzindo músicas próprias e formando outros grupos, e é nesse contexto que surge a banda Morrão Fumegante, fundada por Sine Calmon em 1995, que fez sucesso na cidade com a música “Niyabinghi Blues”, tendo sido a mais tocada em Salvador no verão de 1998. O estilo de reggae jamaicano permanecia, e as letras de protesto também. O grupo “Os Remanescentes” foi um marco do gênero feito na Bahia, e todos os seus artistas como Nengo Vieira e Tin Tim Gomes,além de Sine,seguiram suas carreiras e continuam tocando reggae baiano de qualidade em Salvador e no Brasil, muitos tendo feito regravações das músicas produzidas durante o período do “Remanescentes”, que mantém o reggae do Recôncavo ativo.
 A liderança ficou estabelecida e dividida entre os quatro, que faziam de suas casas em Cachoeira, suas congregações, onde se reuniam com as famílias para a leitura e interpretação da Bíblia Sagrada. O grupo era formado por oito pessoas que adotavam a estética Rasta, mas que tinham uma forma particular de apropriação da religião. Ao invés de idolatrarem o imperador etíope Haile Salassie I, que julgavam ser um homem como outro qualquer, adoravam e tinham como salvador Jesus Cristo. Do Rastafarianismo, porém, adotaram além da estética, a influência total da Rebel Music, o repúdio às instituições e o hábito do consumo da Ganja.  O Remanescentes chegou a gravar um disco nos estúdios da WR, em Salvador, mas um tempo depois o grupo foi extinto. O álbum permanece inédito no mercado fonográfico, contudo algumas das canções que fizeram parte desse repertório foram gravadas nos discos dos seus ex-integrantes. Sine Calmon foi o primeiro a gravar: “Roda Peão” (Nengo Vieira); “Policiar sim, malícia não” (Nengo Vieira); “Mississipi blues” (Sine Calmon), “Basta Man” (Nengo Vieira) e “É demais” (Sine Calmon). Nengo Vieira também gravou “Roda Peão” (Nengo Vieira) e “Basta Ma”n (Nengo Vieira). Desse mesmo repertório Tin Tim Gomes gravou “Guerreiro Mor” (Nengo Vieira) e “Pelo amor de Deus” (Nengo Vieira).   O reggae feito pelos Remanescentes seguia o estilo roots jamaicano, que é o reggae que se fazia na Jamaica nas décadas de 70/ 80, também conhecido com reggae de raiz, com tempo 4/4, baixo na frente em tom grave, exploração melódica variada e incorporação máxima da bateria. As letras, que traduziam bem o cotidiano dos excluídos, tratavam de problemas sociais, do amor incondicional e da esperança através das palavras espirituais. Apesar do Nengo Vieira ser o músico mais experiente e o principal letrista, tanto as músicas quanto as letras eram tratadas com muita atenção e participação de todos.
 Assim, o trabalho dos Remanescentes continua vivo até hoje nas vozes de Sine Calmon, Nengo Vieira, Tin Tim Gomes e Marco Oliveira. Os Remanescentes eram: Nengo Vieira (voz e guitarra), Sine Calmon (voz e guitarra), Tin Tim Gomes (vocal), Marco Oliveira (voz e contra-baixo), João Teoria (trompete), Quinho (bateria), Beto (percussão), Wilson Tororó (percussão) e Valéria (backing-vocal).
--------------------------

Fontes: SURFOREGGAE e JAHMAN
texto: Bárbara Falcón

5 comentários:

Marco Lopes disse...

será que algum dia ouviremos essas gravações... por favor que isso aconteça logo...

Marco Lopes disse...

as gravações de os resistentes?

Marco Lopes disse...

será que algum dia ouviremos essas gravações... por favor que isso aconteça logo...

Sérgio Cachoeira disse...

Em Cachoeira ja ta avenda o cd de REMANESCENTES com o pessoal da feira livre.

Pinturas Campo Grande pinturas disse...

gostaria de comprar um cd deste será que é possivel pela internet? moro em campo grande-ms....?