Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, janeiro 04, 2012

O REGGAE EM BRASÍLIA































-----------------------------------------------------------
Brasília além de capital do País foi a capital do rock por um bom tempo nos anos 80 com Legião, Capital Inicial, Plebe Rude e Paralamas e com a explosão dos regueiros da Natiruts tornou-se também a capital do reggae nacional por um bom tempo. Além da fama de bons músicos e boas bandas, Brasília fez história com excelentes bandas de reggae também, como Maskavo Roots, atual Maskavo,Jah Live,Brasucas,Terra Prometida, Alma D´jem,Mira Reggae,Jahcareggae,Reggae A Semente entre outras que lá estão mantendo vivo o reggae do cerrado.
Brasília conheceu essa melodia transcendental através do primeiro Tributo à Bob Marley em 1981, que conseguiu reunir mais de 3 mil pessoas na praça de Guará II na QE 32.
Nativus, Afrodisia, Conexão do Reggae e Reinaldo de Freitas, dono da Berlim Discos também ajudaram a desvendar um pouco mais da cultura reggae em Brasília..
Existem hoje várias bandas de reggae brasilienses que alcançaram destaque nacional, tais como Jah Live, Jahcareggae, Natiruts e Alma D´Jem. Além delas, existem mais algumas dezenas de bandas independentes tocando, produzindo e se apresentando nos vários e pequenos eventos, praticamente semanais, que acontecem pela cidade.Brasília conta com uma ótima estrutura de reggae, ótimas bandas e uma galera que pesquisa muito sobre o gênero, diz o músico Martin Jimenez, baterista do Jah Live, banda que atualmente ocupa lugar de destaque na cena musical nacional do reggae. Hoje existem mais de 20 bandas que já se apresentam freqüentemente e mais um montão que estão nas garagens iniciando suas histórias.Mas o reggae em Brasília não se trata apenas de música, shows e bandas. Além da produção artística crescente, a cidade possui uma ligação especial com a filosofia de vida que pregam as letras e ritmos do reggae. O Rastafarianismo, religão surgida na Jamaica, e que possui como forma de expressão artística o reggae, é hoje bastante conhecida aqui. Isso é percebido pela existência de pessoas que estudam e admiram o estilo de vida pregado pela religião.
Ideais, vestimentas e até mesmo penteados de cabelo (os famosos dreads) são exemplos de uma tentativa de aproximação da cultura Rastafari.

Nenhum comentário: