Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, janeiro 04, 2012

O REGGAE NA BAHIA














---------------------------------------------------------------------------
Na Bahia, o reggae também começava a conquistar corações e mentes da população, o que pode ser explicado pela semelhança dos ritmos locais com o da ilha caribenha, que afinal vieram da mesma raiz, a mãe Africa.Na Bahia temos aristas excelentes do reggae brasileiro como o pioneiro Édson Gomes,Sine Calmon,Red Meditation, Dionorina(rastaman de respeito, ganhou em 1993 o maior prêmio para quem produz música na Bahia, o “Troféu Caymmi), Nengo Vieira,Carruagem de Fogo,Alumínioe Bem-Aventurados,Kamaphew Tawa e Geraldo Cristal (que só lançou seu primeiro disco agora em 2003), além do Adão Negro (que é uma banda e não um cantor)..O primeiro baiano a merecer reconhecimento de Jah foi Edson Gomes, contemporâneo de Lazzo, que iniciou a carreira no reggae e outros nomes, como Nengo Vieira, Ubaldo Waru e Dionorina. Nascido em Cachoeira, Édson Gomes alcançou o sucesso em 1988 com o LP Reggae Resistência. Treze anos depois. Édson Gomes ainda é o principal nome do reggae local e o mais conhecido fora da Bahia, mesmo com 13 anos desde o início da carreira.
A cidade de Cachoeira, cidade histórica do interior da Bahia, situada às margens do Rio Paraguassú, em outras palavras "O Reduto do Reggae na Bahia". Cachoeira é conhecida pela força que brota do seu povo em forma de reggae, reggae resistência. Terra de Édson Gomes, Nengo Vieira, Tin Tin Gomes(irmão de Édson),Sine Calmon, dentre outros, tem em Geraldo Cristal mais um representante do autentico reggae nacional..
Salvador(foto) também recebe grandes festivais de reggae como o Salvador Reggae Festival,o Skol Tropical Beats,e muitos outros,que sempre reúnem grandes nomes do reggae nacional e internacional
As novas revelaçoes do reggae baiano são nomes como Batalhão de Israel,Tribo Do Sol,Rudimentar,Unidade Planta De Zaire,Irmandade Brasmorra, Divine Vibration,Unidos e Resistentes,Isaque Gomes(filho do Édson Gomes) e várias outras..

2 comentários:

brendaalmeida disse...

Bahia estado do axé ,camdoblé e trios eletricos , o estado do reggae ,ou , melhor a capital brasileira do reggae é outra ,meu qeridos .A maior concentração da massa regueira do brasil , onde tem mais de 90 radiolas de reggae só na capital , como SUPER ITAMARATY , ESTRELA DO SOM, MENINA VENENO , IRIE FM ,GIGA ... Cantores como dub brown , rose valença , sly foxx , ronie green...

Marco Valladares disse...

Como esquecer de Chico Evangelista e Jorge Alfredo, pioneiros do ritmo na Bahia?