Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, janeiro 04, 2012

O REGGAE NO PARÁ




























 -----------------------------------------------------------------------
A terra que nos deu artistas vários artistas começa a despertar também para o Reggae. As músicas do reggae daquela região está num processo de evolução muito grande. Exemplo disso é o CD do BB e Banda. Um Cd independente que mostra a mistura da musica Reggae com influências do folclore paraense. Um trabalho bem agradável aos ouvidos.Outra banda que vai despertar o som paraense e do resto do Brasil é a banda Jaffa que está produzindo um grande Cd, roots na essência e paraense na construção. Jaffa deve ser o grande nome da musica no Pará no próximo ano. Mas não é só da musica Reggae que o Pará vem se destacando. Os movimentos ecológicos com influencias diretas do Reggae, também fazem parte dessas mudanças. O pessoal está transformando áreas que a pouco tempo estavam condenadas pela degradação ambiental em paraísos ecológicos. E isso é ótimo para a sociedade e para os turistas.Essa é a prova que o Reggae pode caminhar junto com outras culturas e beneficiar a sociedade com projetos sociais. Outro aspecto importante é manter a cultura regional de cada canto desse país. Eles nos deram o divino som e Deus nos deu a divina terra Brasil. Então, vamos fazer o Reggae das Bombaixas, do Pantanal, dos Morros, dos Guetos, de Alfaias e Caxixis. Ser Roots é ser Raiz e só. O Pará já entendeu isso e saiu na frente.
Próxima ao Maranhão , Belém pode surgir tímida, diante da projeção dedicada ao reggae na Ilha do amor. No entanto , não menos importante , vem mostrando vigor e poder de decisão, com ações conjuntas que valorizam a cultura e o interesse pela música reggae junto as comunidades. Palestras, Exposições, Oficinas de Rádio, Programas direcionados para a produção do reggae independente, seja no que for, é certo que todos temos a aprender com um pouco das experiências aqui trazidas. Vale refletir sobre as várias frentes que se mostram , focadas em muito pelo mesmo espírito de integração e solidariedade em torno da música..
 O Programa Sintonia do Reggae a 8 anos no ar, apresentado por Enilson Nonato e Vitor pedra, é um programa voltado para a comunidade, onde debate e discute os problemas sociais além de tocar o Roots e especialmente o reggae nacional.Nego Jô e Leões de Soweto foi a primeira banda de reggae na região, inclusive gravou um CD independente. Depois veio as bandas Os Six Marley e a Holly Pype(com uma Demo), Sevilha(Já gravou 2 CDs),Cristal Reggae (em gravação de cd), Amazon Java (Demo), Gaia na gandaia (Gravou cd),Jahffa Reggae (em estúdio)e Kayamakan que recentemente lançou seu trabalho titulado Presente do Mar.Em Belém já passaram vários astros do mundo do reggae, e o templo do reggae na Amazônia é o Parque dos Igarapés. Já estiveram por lá Culture, Gregory Isaacs, Eric Donaldson, Edson Gomes, Tribo de Jah, Inner Circle, Ziggy Marley e Melody Makers, Mighty Diamonds,Ijahman Levi, The Gladiators,Ponto de Equilíbrio ,Alpha Blondy,Andread Jó, entre outros.......

Nenhum comentário: