Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, março 29, 2012

JAI MAHAL e os PACÍFICOS da ILHA




















--------------------------------------------------------------------------
Uma das bandas pioneiras no reggae brasileiro, Jai Mahal e os Pacíficos da Ilha começaram sua trilha ainda nos anos 1980 passando por várias formações chegando hoje a uma maturidade sonora que pode ser ouvida em seus recém lançados singles como O Homem Invisível, entre outras. A banda gravou seu primeiro disco Original Café em 1991 em vinil mixado e prensado na Jamaica, na Tuff Gong de Bob Marley, relançado em cd em 1998 com uma faixa nova Mania de Perseguição.A formação atual da banda conta com a presença dos irmãos "Bago" ( Bagão e Baguinho), baterista e baixista vindos da banda Desencannaby's, que impressionaram Jai Mahal com a categoria que mostraram em suas levadas, o tecladista Albert e Jai Mahal nos vocais e guitarra.
Jai Mahal;figura lendária no cenário do reggae nacional, se tornou popular por apresentar, ao lado de China Kane, o programa de radio “Reggae Raiz”. O programa ia ao ar pela emissora Brasil 2000 e começou a ser transmitido em 1988. Ali começa talvez o primeiro grande movimento de difusão do reggae em São Paulo. O programa ficou 18 anos no ar.
O que nem todos sabem é que a ligação de Mahal com o reggae começou como fã e músico, bem antes, em 1977, tentando incorporar o máximo que conseguisse da linguagem que descobriu ouvindo o som de Bob Marley.
Ainda nos anos 70, integrava a Banda “Os Camarões” com Nando Reis, Vange Leonel, Cao Hambúrguer, e outros colegas do Colégio Equipe. Os Camarões já incorporavam alguns elementos da linguagem do reggae em suas músicas. Algum tempo depois do fim dos “Camarões”, Jai propôs a Nando Reis formarem uma banda de Reggae que acabou levando o nome de Walking Lions. Pouco depois Nando foi para os Titãs e Mahal continuou levando a bandeira dos Lions.
Os “Walking” era uma representativa banda dos anos 80, que fizeram a primeira movimentação em torno do Reggae pós a morte de seu grande ícone. Todos diziam que o reggae morreria com a ida de Marley, mas havia quem não acreditasse nisto. Éramos nós, aquelas bandas que faziam acontecer com muita paixão as noites de reggae e rap do teatro Mambembe. Eram tão poucas as bandas em São Paulo que era possivel contá-las nos dedos.
Em 1988 Mahal deixa o Walking Lions e para permanecer na música, forma “Os Pacíficos da Ilha”. No princípio dos anos 90, quando Mahal apresentava o programa “Reggae Raiz, vieram as grandes festas no Aeroanta e no Dama Xoc, com o reggae invadindo São Paulo. Ao mesmo tempo que promovia os eventos, Jai Mahal também tocava neles com os Pacíficos da Ilha.
Original Café, o primeiro disco do grupo foi gravado em 1989 em São Paulo e no ano de 1992, Mahal levou a fita master para Jamaica e no estúdio de fundo de quintal de Jimmy Cliff mixou o trabalho e também fez algumas gravações com músicos locais para incluir no disco. Prensou exatas 80 cópias em vinil na fábrica de discos de Bob Marley, a lendária Tuff Gong, e trouxe para o Brasil para vende-los na sua lojinha de discos a “Jai Mahal Records”que na época agitava a Vila Madalena...
--------------------------------------
http://reggae.uol.com.br/
 http://www.myspace.com/jaimahal

Nenhum comentário: