Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, dezembro 24, 2011

EDSON GOMES






















------------------------------------------------
Nascido em Cachoeira, a 120 km de Salvador,Bahia, em 3 de Setembro de 1955,Edson Gomes pensava em ser um craque de futebol. Aos 16 anos, porém, a tendência musical foi mais forte e ele abraçou a carreira artística, ao ganhar o 1º lugar em um festival estudantil do colégio estadual de sua cidade natal. A música era "Todos Devem Carregar Sua Cruz". As dificuldades do inicio da carreira fazem o jovem Edson Gomes abandonar os estudos e lançar-se no mercado de trabalho.  Edson parte para São Paulo em 1982 e se emprega no setor de construção civil. Paralelamente, o cantor tece seu caminho musical: grava um compacto simples, como melhor intérprete do Festival Canta Bahia, e um outro pelo Troféu Caymmi, quando ganhou com a musica Rasta.Foi um dos pioneiros do reggae no Brasil.  Seis anos depois, em 1988, gravou o disco Reggae e Resistência, de onde saiu seu primeiro hit nacional: a romântica Samarina. Nesse trabalho já estava delineado seu estilo: um roots reggae engajado, profundamente inspirado por Bob Marley e Jimmy Cliff. Foi o primeiro disco lançado pela EMI (Electric and Musical Industries Ltd).  Em 1990, lança seu segundo disco, Recôncavo. Em 1992, sai o terceiro LP, Campo de Batalha. O sucesso se espalha pelo Nordeste e pelo Brasil. Sempre com sua banda de apoio,Cão de Raça,em 1996, Edson abre o show de Alpha Blondy em Salvador, realizado no Costa Verde Tênis Clube, onde tocou para quase 22.000 pessoas que cantaram suas musicas. Foi o maior evento de reggae do ano na Bahia.  O quarto disco, "Resgate fatal", chega em 95, com sucesso absoluto de vendas e de rádios, emplacando a canção Isaac. Apocalipse, lançado em 1999, traz músicas contundentes como Camelô (Edson Gomes / Zé Paulo Oliveira), O país é culpado e Apocalipse (também do autor); porém, Edson explora seu lado romântico em canções como Perdido de Amor (que chegou a ser gravada pela Timbalada), Amor Sem Compromisso, Me Abrace, e outras. Seu mais recente álbum foi lançado no ano passado e se chama "Acorde, Levante e Lute".  No mesmo ano de 1999, Edson deixa a gravadora EMI, que resgata os sucessos antigos do reggaemen, lançando-os na coletânea dupla Meus Momentos, com grande aceitação do público.  O cantor tem uma legião fiel de seguidores, devido aos dramas sociais do cotidiano, embora não tenha uma grande fama nacional, devido a suas críticas a vários setores da sociedade. Em 2001, lançou seu primeiro disco independente, Acorde, Levante e Lute.  Ao Vivo em Salvador, seu primeiro CD e DVD ao vivo, registro de um show no parque aquático Wet'n'Wild de Salvador, Bahia, feito em Dezembro de 2005.
 O reggae como instrumento de protesto, é sem dúvida, a principal característica das canções de Edson Gomes. São nada mais, nada menos, que 39 anos de carreira musical, sete CDs e um DVD gravados e uma legião de fãs distribuídos pelo Brasil afora.
Tem dois filhos também artistas do reggae Isaque Gomes e Jeremias Gomes,artistas revelações, e um irmão Tin Tim Gomes,outro veterano das batalhas do reggae.
Seus filhos sempre se apresentam com Edson, e apresentam canções com a mesma pegada do pai, no ritmo criado por Bob Marley.
---------------------------------------

Discografia

3 comentários:

Miguel Netto disse...

Com Certeza absoluta pra quem curti reggae, este cara é o melhor regueiro do Brasil!!! O rei do reggae Brasileiro!!! um grande abraço!!! Miguel Netto - Itacaré-Ba.

http://palcomp3.com/miguelnetto/

Unknown disse...

Melhor Cantor De Reggae Do Brasil 💗💗💗😍🎶🎵

Unknown disse...

Edson Gomes e um ícone mestres da música engajada do ritmo reggae do país com as suas canções retratando dos problemas sócias do contidiono da sociedade com a realidade do nois vivemos