Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, dezembro 18, 2011

JORGE ALFREDO e CHICO EVANGELISTA



------------------------------------------------------------------------
Jorge Alfredo e Chico Evangelista,dois dos mais antigos artistas na cena do reggae brasileiro,foram peças chaves na evolução do ritmo jamaicano em terras brasileiras, estouraram com a música Rasta-Pé num festival de música no final dos anos 1970.. Depois, lançaram um disco: “Bahia Jamaica”, entre as músicas mais conhecidas dos artistas estão: “Música Alegre”, “Vestido de Prata” e ´”Rasta Pé”, gravadas por Margareth Meneses, Paulinho Boca de Cantor e também outros artistas.Jorge Alfredo, recentemente ganhou o Festival de Brasilia de Cinema com o documentário “Samba Riachão”, onde também compôs a trilha sonora.
Músico e cineasta, baiano de Ubaitaba, nascido em 24 de outubro de 1950, Jorge Alfredo se destacou inicialmente como cantor/compositor, gravando discos no final da década de 70. Em sua carreira musical constam 2 Lps (Jorge Alfredo -“Quem fica é Quem Traz o Sol – 1979) e (Jorge Alfredo e Chico Evangelista -“Bahia Jamaica” - 1980), além de 4 compactos. Autor de sucessos como Vestido de Prata, Música Alegre, e Rasta Pé (Buzina de Ouro do Chacrinha, Troféu América, Troféu Rede Bandeirantes - 1980), tem músicas suas gravadas por Diana Pequeno, Chiclete com Banana, Paulinho Boca de Cantor, Margareth Menezes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roze, Chico Evangelista e Maria Alcina, entre outros. É o atual presidente da Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste (APCNN). Em 2006 organizou o livro "Introdução ao Direito de Autor". Em 2001 foi o vencedor do 34º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com o documentário longa metragem Samba Riachão - melhor filme (júri oficial e popular), melhor montagem e Prêmio Projeta Brasil (Cinemark), obra que tem participado de vários festivais, pelo mundo afora, representando o cinema brasileiro. Já atuou como diretor de vídeo, tv, cinema e propaganda, roteirista, diretor de fotografia e câmera, montador e músico, fazendo trilhas para filmes, vídeos culturais e jingles para publicidade e campanhas políticas.
Chico Evangelista ficou conhecido no começo dos anos 1980 junto com Jorge Alfredo com a percussiva Rasta Pé ("Rasta pé, pé, moçada/no passo dessa dança/barra mansa afoxé...). Andou sumido, mas volta à cena para relançar o álbum Luz e Cor.
Novos arranjos e composições inéditas incluídas imprimem nova cara no antigo trabalho do cantor e compositor baiano que no começo dos anos 1980, ficou conhecido em todo o país com a citada Rasta Pé, uma fusão de reggae, MPB e ijexá.
Chico Evangelista já havia abocanhado em 1979 o prêmio do Festival de Música da Tupi com a música Reggae da Independência.
O disco gravado ainda em 1979 de Jorge Alfredo e Chico Evangelista ´´Bahia Jamaica´´,é uma maravilha, com faixas como Bahia Jamaica, Oxum Mulher, Alô, Alô, Felicidade Morena e, a minha favorita, Música Alegre. Mistura reggae com ritmos brasileiros e é baiano até a medula...
Postado por JAHMAN

Um comentário:

Unknown disse...

Poxa amava essa música rasta pé