Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, dezembro 23, 2011

TRIBO DE JAH














------------------------------------------------------------------------------
Tribo de Jah é uma banda de reggae brasileira que foi formada na Escola de Cegos do Maranhão. Foi nesta escola que se conheceram os quatro integrantes que são cegos e um que tem apenas uma visão parcial. A capital do Maranhão, São Luís, devido ao movimento reggae difundido pela Tribo de Jah é conhecida como a Jamaica brasileira. O vocalista Fauzi Beydoun entrou algum tempo depois da banda estar formada, vindo de São Paulo.
A história da banda Tribo de Jah inicio-se na Escola onde se conheceram os quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho), lugar em que viviam em regime de internato, começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada.  Foi neste momento que surgiu o radialista Fauzi Beydoun, nascido em São Paulo, filho de italianos com libaneses, que já havia morado quatro anos na Costa do Marfim (África), grande aficionado pela cultura reggae a qual era efervescente em São Luis nos anos 80, e que se tornou um fenômeno quase inexplicável nas terras brasileiras do Maranhão, invadindo inicialmente os guetos para depois tomar toda cidade, o interior do estado e até os estados vizinhos.  O reggae viria marcar profundamente a já tão forte e original cultura maranhense, contestado por uma minoria de intelectuais conservadores e abraçado pela grande massa, que através desse estilo musical originaria o título de "Jamaica Brasileira" à capital do Maranhão. Centenas de clubes de reggae com suas "radiolas" (potentes equipamentos de som que se encarregavam de divulgar o ritmo quando ainda não era tocado nas rádios) e depois diversos programas de rádios que finalmente viriam aderir o mesmo em busca de audiência justificariam largamente o título conquistado. Foi neste cenário que a Tribo de Jah deu a partida para difundir o seu reggae roots até os ossos, com suas mensagens de amor e paz, políticas sociais e divinas, as quais afastaram das grandes gravadoras, as rádios não tocavam, a TV tão pouco informava e os jornais faziam vistas grossas. De forma independente a Tribo de Jah foi fazendo shows e divulgando seus discos, hoje conta com uma gravadora e uma distribuição a nível nacional.  Passados dez anos de trabalho com direito a uma escala no principal palco do reggae mundial no Reggae Sunsplash  Festival, na Jamaica em  1995, após ter se apresentado nos quatro cantos do país (de Belém a Porto Alegre, passando pelo Canecão e Metropolitam  Rio, Palace e Olimpia - São Paulo) e alguns pontos internacionais (Buenos Aires - Argentina, Caiena - Guiana Francesa, além de shows na Europa em paises como a França e Itália) denotam o momento muito especial no caminho que a Tribo de Jah vem trilhando para um inevitável reconhecimento de seu trabalho tanto no Brasil como no exterior..
O cantor e percussionista Zé Orlando saiu em carreira solo e montou o grupo Zé Orlando e Pedra Rara..
------------------------------------- 
Integrantes e Ex Integrantes..

Discografia

2 comentários:

Unknown disse...

" nao acredito em bruxaria nem tenho bola de cristal e nem toda grana do mundo me faria troca o bem pelo mal.." cara eu vi a tribo pela primeira vez em 1996 em teresina cantando para o povao em um palco de uma praça no barro dirceu 1... Cara a tribo marcou em minha vida e na de meus amigos que estavam presente.. Sempre quando estamos juntos que rola uma musica da tribo me emociono quando me lembro e sentimos orgulho em lembra e dizer um pro outro..." agente gostou da tribo muito antes dela ganha o mundo e mundo a conhece la." salve salve tribo de jha. Teresina-dirceu 1. Carl.oli.jr@hotmail.com 02/07/12

Iara Nobre disse...

Cara, essa banda é demais!!!