Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, julho 01, 2012

GERALDO CARVALHO





















---------------------------------------------------------------------
Curitiba,a capital do Paraná foi umas das principais cidades do circuito de shows,principalmente em shows internacionais de reggae entre os anos de 1990 e 2000 graças aos esforços do produtor/colecionador e grande reggueiro Geraldo Carvalho, levado para Zion antes do tempo. Geraldo Carvalho foi um dos maiores responsáveis pela difusão da cultura oriunda da ilha do reggae em terras brasileiras, ganhando a vida como produtor, radialista e uma espécie de adido cultural oficioso do Brasil na Jamaica. Geraldo nasceu em 1957 na cidade de Ipanema, interior mineiro,mas morava em Curitiba já há muitos anos.Graças ao Geraldo tivemos shows por aqui de lendas como Joe Higgs,Dennis Brown,Black Uhuru,The Wailers,Fully Fullwood,Lucky Dube,Culture,Steel Pulse,Alpha Blondy, e muitas outras.Geraldo será sempre lembrado como um dos grandes embaixadores do reggae no Brasil .Geraldo Carvalho, colecionador de reggae dono de um vasto e raro arquivo,que escutava junto com sua ex mulher Patricia e os amigos.Nos anos 1980,1990 e 2000 até pouco antes de nos abandonar em 2006, ele era o link, era o homem  que fazia a ponte com os artistas do Reggae Internacional para se apresentar no Brasil como The Wailers, Alpha Blondy,Lucky Dube, Burning Spear,Culture,The Gladiators,entre outros..Muitas vezes os artistas jamaicanos se hospedavam na casa do Geraldo no bairro Ahú em Curitiba,durante as tournés brasileiras dos astros jamaicanos..
Alvin ´´Seeco´´Patterson,percussionista dos Wailers,sofreu um aneurisma no dia do show na Pedreira Paulo Leminski em 1990,e foi substituído pelo brasileiro Peppe.
Secco passou uns dois meses na casa de Geraldo se recuperando da cirurgia bem sucedida,antes de retornar a Jamaica..
Anos depois,Geraldo re-encontrou com Seeco na Jamaica,algumas vezes..
  Geraldo Carvalho foi um grande ser humano que fez valer cada momento passado nesse plano. O homem que conseguiu colocar o Brasil (sem tirar os méritos de outras pessoas) na rota mundial do Reggae. Aquele que dedicou a sua vida a lutar pela disseminação desse ritmo e das idéias que ele tem a compartilhar. Artistas como Peter Tosh, Andrew Tosh, U Roy, The Itals, Burning Spear, Israel Vibration, Gregory Isaacs,Stanley Beckford, Pato Banton, The Gladiators, Alpha Blondy, Michael Rose, Sylvia Tella, Justin Hinds, Lucky Dube, Steel Pulse, Don Carlos, Fully Fullwood Band, Tribo de Jah e Leões de Israel são apenas alguns exemplos de músicos do Reggae que conviveram com ele. Há pouco tempo atrás me recordo da felicidade dele ao nos contar "O Don Carlos lembrou exatamente quantos anos faziam que nós não trabalhávamos juntos. Aquele cara realmente é um amigo e tanto, jamais vou esquecer disso".  O respeito que os artistas e toda a comunidade Reggae tinha para com ele era impressionante. Quer tirar a prova, tente fazer contato com quase todos os artistas de Reggae que já vieram ao Brasil (e os que ainda não vieram também). A grande maioria, se não for unanimidade irá te fazer a seguinte pergunta: "Você conhece o Geraldo?". Sim, ele era muito querido e admirado por todos e deixou um grande legado que se depender de nós jamais será esquecido.
  Geraldo Carvalho, um dos maiores divulgadores que o ritmo já teve. Geraldo foi responsável por colocar o Brasil na rota das atraçoes internacionais, e sempre foi muito respeitado pelos artistas.
 Geraldo nasceu dia 15/01/1957 e tinha 49 anos, ele foi enterrado em Ipanema, sua cidade natal dia 03 de Agosto de 2006..
--------------------------------
fontes
http://www.surforeggae.com/ ,net..

Um comentário:

Erich Grosner disse...

Tive a honra de conviver co JHA,RALDO como todos os amigos, amo este cara!