Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, julho 31, 2013

COMUNIDADE RASTAFARI EM CAJAZEIRAS























------------------------------------------------------------------------------
A Comunidade Rastafari do bairro de Cajazeiras discute a regulamentação da religião rastafari e do uso religioso da ganja. O encontro faz parte do Projeto Liberdade em Ganjah, que propõem a formação de uma rede de proteção e garantia dos Direitos Humanos à população da comunidade do bairro de Cajazeiras. O encontro contará com a participação de Ras Popó (Banda Red Meditation, paciente regulamentado de Cannabis na Califórnia); Ras MC Léo Carlos (líder espiritual rastafari), Robson (vocalista da banda Comunhão Divina) e Sergio Vidal (Ativista do Growroom e representante a União Nacional dos Estudantes no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas), além de moradores do bairro e integrantes de outros grupos rastafari. O encontro ainda contará com a presença de mebros da Rede Ananda, grupo baiano de ativistas, pesquisadores e redutores de danos.
No dia 01/02/2010, foi a vez da comunidade Rastafari de Cajazeiras 10, bairro da periferia de Salvador, sofrer o modo de intervenção da mídia e das instituições do Estado tipicamente reservado às populações mais pobres: repressão e humilhação. Policiais da 13º Delegacia de Policia de Cajazeiras 10, após uma arbitraria incursão pela manhã invadindo as casas dos moradores sem mandato, a tarde com a equipe do programa Na Mira, à casa de um morador que cultivava dois pés de maconha, promovendo o típico espetáculo de horror utilizado para servir de exemplo. O homem e sua esposa foram obrigados a deitarem no chão e publicamente humilhados.  O Na Mira, é mais um desses programas sensacionalistas que tem o hábito de exibir incursões policiais, cadáveres, além de brigas (sempre de moradores da periferia) e entrevistas a presos com num tom de humor grotesco, fazendo o trabalho sujo que a impresa autoadjetivada "séria" não faz, mas sugere o tempo todo associando violência a pobreza e por isso, necessidade de repressão violenta pelo Estado.  Apesar dos seguidores da religião (ou filosofia) Rastafari seguirem um modo de vida discipinado e pacífico, são vítimas de enorme preconceito por serem negros e terem o hábito utilizar a maconha, como também o de "dredar" os cabelos, por motivos religiosos. Nada justifica esse espetáculo degradante promovido pela mídia e a polícia a não ser o preconceito e a naturalização da violência utilizada pelo estado para manter o controle da população mais pobre, onde sempre quem está "na mira" é o povo negro da periferia. Quanto atual a situação do morador da casa invadida, sabemos apenas que pelo menos até o dia 08/02, ainda permanecia preso. Mesmo possuindo os tão exigidos "endereço fixo e profissão".
O primeiro Festival Teatro Gente (Festg) aconteceu em 2011 no bairro de Cajazeiras, em Salvador.  O evento é uma iniciativa da Cia de Teatro Gente e do Coletivo Cajá, entidades que fomentam a cultura no bairro de Cajazeiras, considerado o maior conjunto habitacional da América Latina
De acordo com os organizadores, o Festg é um manifesto em favor da reflexão sobre a necessidade de se criar espaços culturais nos bairros pobres da cidade.

10 comentários:

Alison Reis disse...

Edificante esta iniciativa - parabéns ao(s) idealizante(s)

Bruninho Oliveira disse...

boa noite como faço para ir conhecer sua comunidade queria muito entrar pra cultura rasta

Unknown disse...

olá irmãos! Gostaria de saber como faço para conhecer e participar dessa comunidade. Gostaria de saber onde o local dos eventos e tal, Pois, eu não moro em Salvador e por tanto tenho uma certa dificuldade para ir aos lugares já de primeira sem nenhuma orientação ou endereço!
Agradeço muito!! Jah blles!

Unknown disse...

Oiii , sou Felipe sou da cidade de Itabaiana PB , tenho 20 anos , sonho da minha vida e mora em uma comunidade rastafári, por favor quero entra em contato com vocês e ver esse vocês aceitação mais um rasta ai ✌😉💚💛❤

Unknown disse...

Oiii , sou Felipe sou da cidade de Itabaiana PB , tenho 20 anos , sonho da minha vida e mora em uma comunidade rastafári, por favor quero entra em contato com vocês e ver esse vocês aceitação mais um rasta ai ✌😉💚💛❤

Marcos Chagas disse...

Louvado seja H.I.M Haile Selassie I, Jah abençoa eu&eu em tudo o que faz. Imenso prazer ver a fé e prosperidade dos meus irmãos nessa batalha. Jah quebrará quaisquer um que se opor ao rasta, pois ele sabe que eu&eu é justo e bom.
Jah bless InI

Anônimo disse...

Vocês tem whatsapp?

Anônimo disse...

O meu whatsapp é 71996552691 e quero fazer parte da comunidade apezar que já tenho fé Jáh e sou um fiel Rastafári só não tenho cabelo rasta.

Anônimo disse...

Aonde é que fica em cajazeiras 8 10 11 5 aonde mais ou menos?

FRANCISCO JUNIOR disse...

“ENCONTRO REGGAE BRASIL-1”
O SHOW DO ANO.
RECORDE DE PUBLICO
Imperdível!
Artista Global-37 álbuns gravados e distribuídos em todas as plataformas de musicas do mundo.
Em todas as rádios, TV”S, Sites, Comunidades, Blogs de todo o mundo.
Ouça agora.
Sanduck Villas
Musica: Vai Sara by Sanduck Villas
https://open.spotify.com/album/691AqDmfa4MdymwaQB4jeL?si=3CrlQUUlR32mhyOkwmYm1Q