Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, julho 03, 2013

PRODUTO NACIONAL

 













------------------------------------------------------------------
Lá por março de 1989 o que viria a ser o embrião da Produto Nacional surgiu da dissolução de uma banda de samba rock balanço chamada Ark-Samba. Ludi Oliveira-guitarra, Silvio Oliveira-bateria e Kau Azambuja - contrabaixo formaram a banda Kazulo, convidaram Paulo Dionísio para os vocais que na época fazia a "mão" como produtor. Logo em seguida juntou-se ao grupo Jorge "poeta" Cidade, com seu clarinete de madeira e suas melodias ímpares, para então fazerem seu primeiro show como Produto Nacional, no espaço Companhia de Artes em Porto Alegre.
Éramos um grupo com propostas, com a bandeira levantada contra o preconceito e a discriminação racial e social.
Nessas idas e vindas, muitos músicos passaram: Luis Souza, Nani Lobo, Black, Peter, Branca, Silvio Oliveira, Kau Azambuja, Jorge Foques, Leonardo Boff, Celso Cunha, Cocó, Marcelo Pijama, Henrique, Luquinha e Edison Oliveira.
Após quatro registros em coletâneas, em 1998 é lançado o primeiro disco solo com direção de Airton dos Anjos (o Patinete) e com produção do mestre Bedeu, dando um novo gás e abrindo novos espaços na cena gaúcha.
Nesses 20 anos de estrada muitas histórias foram vividas, muitas coisas aconteceram, no interno e no externo, e outras deixaram de acontecerem, muitos lugares passamos, com muitos trocamos idéias. Muitos nos procuravam para bater um papo, para nos dizer que tínhamos um trabalho muito bom, mas que deveríamos pegar mais leve nos "textos", que a grande maioria da juventude não estava a fim de pensar nisso tudo e que assim o "sucesso" chegaria mais rápido. Mantivemos-nos convictos da semente que havíamos plantado 20 anos atrás, o "sucesso" para nós é o respeito, e a satisfação que as pessoas têm quando conhecem nosso trabalho. É estar na estrada fazendo o que nos dá prazer, é estar cantando e contando nossas vivências e perceber que existe muita gente, assim como nós, que não esta indiferente a tudo, e que se doa para mudar. Muitos nos vêem como representantes para dizer algo. Isso é o "sucesso", é o grande retorno de um grupo que tem uma ideologia, que acredita e luta por mudanças....este foi, é e sempre será, se Deus nosso Senhor quiser a banda PRODUTO NACIONAL.
A banda, no ano de 2005, trabalhou na pré-produção do seu terceiro CD. Antecipando o novo trabalho, a Produto Nacional fez o lançamento do single "Aqui e há horas". Nesta nova fase, a banda conta com gente de "peso" ao seu lado, como Edu Martins (SP), que assina a produção musical.
Ao lado de Edu trabalhou Glaucus Linx (RJ), que já arranjou e produziu grandes nomes da música, como Carlinhos Brown, Elza Soares e Salif Keita. Glaucus responsável pelos arranjos de sopro neste novo trabalho da Produto Nacional. A arte do single, intitulada "João do Pulo sem rosto" foi feita pelo jornalista e designer gráfico Sylvio Ayala.
O single ainda tem uma música bônus e três versões. A equipe do estúdio Scratch (SP) criou uma versão "Lounge" para a música de trabalho "Aqui e há horas". O produtor Edu Martins, que já trabalhou com artistas como Cláudio Zoli, Gal Costa e Marina Lima, produziu outras duas versões, contribuindo para renovar a sonoridade da banda.
As faixas inéditas "dançantes" para discotecagem mostram que a Produto Nacional se mantém contemporânea e atenta à modernidade da música mundial, seguindo o exemplo de vários "gigantes" do reggae, que influenciaram artistas e públicos do mundo inteiro.
Na sua discografia estão as coletâneas - Porto Reggae (1992), Rock Garagem 3 (1993), Tri Legal Reggae (1999), Reggae as Pampas (2000), Tributo ao Bedeu (2001) e os discos autorais "Produto Nacional" (1998) com produção do mestre Bedeu e "A Mão do Justo" (2002), produzido por Ricardo Vidal.
A mais tradicional banda de reggae do Sul do Brasil e uma das maiores do país, completa 20 anos de estrada, com um estilo próprio e contundente, através da musicalidade individual de seus integrantes, nasceu uma sonoridade forte aliada à voz marcante de seu vocalista, a banda mantém os princípios básicos do reggae, porém sintonizada com todas as tendências da música sem medo de ser ousada.
No dia 10 de setembro de 2009, em comemoração aos 20 anos de serviços prestados ao reggae gaúcho voltado para o mundo, a banda PRODUTO NACIONAL com produção de CARRASCO PRODUÇÕES e PAULO DIONÍSIO, lançaram juntos o projeto DVD 20 ANOS gravado ao vivo no Bar Teatro Opinião, renomada casa de Porto Alegre por onde já gravaram vários grupos do centro país. Para registrar este momento histórico dirigir e gravar, a produção chamou GABBA FILMS e sua premiadíssima equipe, a captação de som ficou por conta de VIÑETA Áudio e Mídia de Jorge Foques e Estúdio SOMA.
O DVD 20 anos passou por uma revista nos clássicos da banda e quatro faixas inéditas pinceladas da matriz do próximo Cd, incluindo "Aqui e há horas" do Single. O resultado deste trabalho deverá ser lançado em Tour Nacional no início do segundo semestre de 2010.

----------------------------www.buzinadogasometro.com.br
 

Nenhum comentário: