Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, agosto 31, 2014

DREAD LION
























---------------------------------------------------------------------
A banda DREAD LION surgiu no início de 1991, como resultado da descoberta, por um   grupo de amigos, do ritmo e da mensagem do reggae vindo da Jamaica. Nessa época, Gilberto Gil, os Paralamas do Sucesso e o grupo Cidade Negra (que acabava de lançar   seu primeiro álbum), já mostravam que o reggae se enquadrava perfeitamente à lingua-  gem musical e cultural brasileira. Rapidamente a banda conquistou uma legião de admira-  dores no Rio de Janeiro, que lotava as apresentações em universidades e casas de show, encabeçando o movimento de bandas que surgiram e marcaram a cena carioca nos anos 1990. O DREAD LION passou a se apresentar nas principais capitais do Brasil, consolidando  o estilo original que caracteriza as composições e a sonoridade da banda. Durante este   período, dividiram o palco com atrações internacionais como The Wailers, Pato Banton, Andrew Tosh, Yellowman e Big Mountain. O primeiro disco "Por Que Não Paz?" veio em  1997. Gravado no A.R. Studios, no Rio de Janeiro, o CD registrou as músicas que já   eram sucesso junto ao público, fixando pela primeira vez a sonoridade inconfundível da   banda. O DREAD LION conquistou definitivamente seu espaço no cenário nacional  ganhando o respeito e a amizade de bandas como Skank, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso, Pedro Luís e a Parede, Natiruts e Tribo de Jah, entre outras. Em 1998 o DREAD   LION fez o videoclip da música "Oh! Chuva", com a participação do cantor e compositor  Geraldo Azevedo. Esse videoclip possibilitou à banda estrear na programação da MTV,  para depois formar com o Skank um time de futebol, sagrando-se campeões do MTV  ROCKGOL em 1999, e vice-campeões em 2000 e 2001. O sucesso independente logo  chamou a atenção das gravadoras, e a banda assinou com a Sony Music, que em 1999  relançou o CD "Por Que Não Paz?", com regravações das músicas "Oh! Chuva" e  "Obrigado Senhor" e a inédita "Beira-Mar", sob a produção de Nélson Meirelles. A partir de então a música "Oh! Chuva" atravessou novas fronteiras, tornando-se um hit  cantado e tocado em todo o Brasil, sendo regravada por diversos artistas, como o   grupo de forró Falamansa e a cantora Dora Vergueiro. Ainda pela gravadora, o DREAD   LION teve a música "Por Que Não Paz?" Incluída na coletânea internacional "Sem   Fronteiras", junto a artistas como Pearl Jam, Alanis Morissette, Oasis e Jamiroquai,   que teve a renda revertida para os refugiados da guerra de Kosovo. Em março de 2001 a banda entrou no estúdio Rock House (Rio) para gravar  o disco "Já É!".  O visual do estúdio e a experiência do produtor Rodrigo Kuster permitiram a seleção de   um repertório com arranjos na medida exata do desejado pela banda. O resultado final   impressiona não só pelas novidades bem como pela diversidade rítmica encontrada no   disco. O DREAD LION que conquistou tantos seguidores, continua encantando.   Actualmente a banda vem divulgando o CD "JÁ É!" em shows pelo Brasil, e prepara o   lançamento do videoclip da música "Tempo Ligeiro".
Gravado por Rodrigo Vidal no AR (RJ),Porque Não Paz? é o primeiro registro do grupo Dread Lion desde o seu início em 1992. Produzido por Shilon, guitarrista do Baia e Rockboys, o disco foi lancado duas vezes e em versões diferentes: uma pelo selo Rob Digital em 1997 e outra, dois anos depois, pela Sony Music. Para o segundo lançamento, o grupo entrou no Discover Estúdio (RJ) com o produtor Nelson Meireles, regravou duas faixas e incluiu a inédita "Beira-mar". "Oh! Chuva", a canção mais conhecida do disco, tem em sua versão original a participação do cantor da MPB Geraldo Azevedo..
-------------
http://www.luiscarlinhos.com.br/index.php/cd-dread-lion-por-que-nao-paz
http://www.reggaeportugal.com/portugues/artigo_dread_lion_pt.htm

Um comentário:

gmf disse...

Ótimo o texto, fiz desenho Industrial na Puc de 92 a 95 e conheci a rapaziada, Dread Lion é sensacional! Acho apenas que deveria escrever os nomes dos componentes. Abraço forte